Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Coisa séria...

É meus sobrinhos, hoje fiquei surpreso (não de maneira positiva).

Todos sabemos que esse ano teremos eleições para uma paulada de cargos, então quero dizer uma coisa:

VOTEM CONSCIENTE!

Meu Deus do céu, vejo tanta gente reclamando que nossos políticos são uma droga! Concordo que a quantidade de porcaria existentes é imensa, e que independente de quem seja eleito, muito provavelmente ele (ou ela, ou aquilo), vai se aproveitar do povo. Vai passar a mão no que é seu (e não, você não vai gostar).

De quem é a culpa?

Nossa. Somente nossa.

É um problema cultural, institucional ou qualquer coisa dessas que filósofos e sociólogos gostam de discutir desde que o mundo é mundo? Provavelmente sim. Se nos lembrarmos que fomos colonizados por portugueses, que naquela época já possuiam um governo corrupto, e que toda nossa estrutura vêm daquele período, então não me resta outra alternativa senão como disse uma vez Millor Fernandes, "Vamos todos montar em caravelas, deixar o país, e depois voltar, redescobrir e começar do zero" (o sentido era esse, as palavras talvez não, o que por si só dispensaria o uso de aspas).

A futura Senhora Tio (seguindo os moldes do Senhor Alottoni) vive reclamando para mim que nossas leis são uma piada, no que se refere à suas redações (e ela entende disso).

Sim, é verdade. Se levarmos em conta, que muito embora elas sejam elaboradas por advogados (ou ao menos deveriam ser), temos que nos lembrar que antes de serem aprovadas, elas são retalhadas por nossos ilustres Deputados (federais e estaduais), Vereadores, e Senadores. E esses caras são o que?

Concordo que existem alguns que possuem um grau invejável de instrução, mas isso, quando muito na esfera federal, ou estadual (e eu não daria uma porcentagem de 100% a essa estimativa não).

Quantos Zé da Esquina, ou coisas parecidas temos por aí?

Vi, em 2008, a propaganda eleitoral em uma cidade aqui próxima de São José do Rio Preto, de uma mulher, não me recordo o nome agora, que dizia ter trabalhado na profissão mais antiga do mundo, e que se eleita prometia levar diversão a todos os eleitores.

Agora alguém me explica, o que uma beluga (obrigado Zé Graça por emprestar novo significado à palavra) dessas entende de processo legislativo? O que entende sequer de redação?

Não estou dizendo que pessoas desse tipo são menos importantes nem nada disso, mas precisamos de pessoas sérias no poder. Pessoas que, muito embora farão mau uso dos seus cargos (sim, eu estou descrente), vão pelo menos fazer alguma coisa útil.

Por que estou escrevendo isso?

Porque vi os vídeos de um candidato a Deputado Federal, que muito provavelmente será eleito, dado o nível cultural de nossos eleitores (e sim, se você conseguiu ficar ofendido com isso, é com você mesmo que eu estou falando).

Tiririca como candidato, é errado, muito errado, mas ao menos ele teve a decência de dizer em um do s vídeos que: "Pusque (sic) quero ser Deputado Federal para ajudar os mais necessitados, inclusove A MINHA FAMÍLIA"!

Então, usem bem a inteligência que lhes foi dada, e pensem antes de digitar qualquer coisa naquela urna. Ah, e lembrem-se de fiscalizar o candidato em quem vocês votaram, caso ele seja eleito. Na era da informática, mande e-mails para seu candidato, cobrando postura de suas promessas, infernize ele (ou ela) no Twitter (em alguns casos vale xingar muito no twitter sim).

É isso. Um pequeno desabafo eleitoral.

Ah, e não, eu não vou dar os links para os vídeos do Tiririca e nem do site da sua campanha. Não vou ajudar a aumentar o número de visualizações dele.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário