Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Entrevista com Vitor Cafaggi

O Blog do Tio, conseguiu uma mega entrevista com Vitor Cafaggi, o criador do Pequeno Parker.

Aí está o que ele nos contou:

1 - Quem é Vitor Cafaggi? Idade, profissão, fale um pouco sobre você.

Eu sou mineiro de Belo Horizonte, formado em Design Gráfico, sempre fui fanático por quadrinhos e, desde 2008, comecei a me dedicar mais à ilustração e a colocar antigas idéias no papel. Tenho 32 anos e Puny Parker é meu primeiro trabalho fazendo quadrinhos. Antes disso, já fiz alguns desenhos para campanhas publicitárias e material didático. Atualmente trabalho também como professor de desenho em uma escola de artes.

2 - De onde surgiu a idéia do Punny Parker?

Não sei exatamente de onde surgiu a idéia. Não houve um momento específico que eu me lembre como sendo o da criação dele. Acho que o Puny é uma mistura de tudo o que eu gostava na minha infância nos anos 80. Eu lia as revistas do Homem-Aranha, as tirinhas do Calvin, assistia o desenho do Charlie Brown na TV, ia ao cinema para ver De volta para o Futuro, Os Goonies e os filmes do Stallone.. acho que a idéia não surgiu.. ela sempre esteve aqui comigo!

3 – Você provavelmente lê, ou lia, história em quadrinhos. Como você descobriu esse universo maravilhoso?

Eu lembro que a primeira revista que me marcou foi a Homem-Aranha nº 37 da Editora Abril. Era uma história incrível do Aranha enfrentando o Fanático. Me apaixonei na hora e, a partir dessa revista, comecei a colecionar quadrinhos. Antes disso, sempre lia as revistas da Turma da Mônica que meu irmão mais velho colecionava. Conheci os quadrinhos do Maurício ainda bem pequeno e, naquela época, eu adorava passar minhas manhãs desenhando. O tempo foi passando, esses desenhos começaram a contar histórias e nunca mais parei. Atualmente eu leio de tudo um pouco.

4 – Além do Aranha, quais seus personagens favoritos?

No cinema, meu personagem favorito é o Rocky Balboa. Nas tirinhas, o Calvin. Nos desenhos animados, o Charlie Brown. Outros super heróis dos quadrinhos que eu gosto são o Ciclope, o Demolidor, o Asa Noturna e o Robin. É, acho que seriam esses.

5 – Quando criou o Punny, você pensava que ele faria tanto sucesso? e 6 - Essas tirinhas ajudaram a abrir portas para você, como quadrinista?

Não, nunca imaginei que o Puny me daria tanta satisfação.. Já recebi elogios que eu nunca imaginei que fosse ouvir, inclusive de gente que eu sou fã do trabalho deles como o Fabio Moon, o Fabio Yabu e o Gustavo Duarte. Além disso, o blog já tem seu público cativo, que sempre comenta lá e me ajuda a divulgar as tiras. Outra coisa legal, é que tem sempre uma pessoa nova que acabou de conhecer as tirinhas e me manda e-mail ou comenta com os elogios mais legais que eu poderia receber. Sinceramente nunca imaginei que teria esse tipo de retorno fazendo tirinhas. Fora que, com tanta gente conhecendo meu trabalho por causa dessas tirinhas, eu sou convidado a participar de projetos incríveis como o Pequenos Heróis e o MSP 50. O jornal O Globo também me convidou graças ao Puny e, por isso, agora temos as tirinhas do Valente lá todos os domingos.

7- Você tem algum contato com a Marvel? Você tem alguma autorização formal para utilizar a imagem do Parker?

Não, a Marvel nunca se manifestou sobre as tirinhas. Logo que comecei a fazer as tirinhas, eu mandei e-mails e uma carta mostrando as tirinhas pra eles. Até pro caso deles me falarem pra parar de fazer isso. Mas, até hoje não tiver resposta. Não me preocupo com isso. Gosto de pensar que, pelo menos eles estão avisados que eu estou fazendo isso, entenderam como uma homenagem aos personagens e às histórias deles e acharam que não tem problema.

8- Por que fazer no formato de tirinhas?

Pra mim, a tirinha é um jeito mais rápido de fazer quadrinhos. Quando eu comecei a fazer as tiras semanais do Puny meu objetivo principal era me condicionar a desenhar sempre. Muitas vezes a gente tem idéias que não coloca no papel, ou idéias que começamos e nunca terminamos por falta de tempo ou mesmo por preguiça. Quando fiz a segunda tirinha do Puny decidi que faria isto semanalmente. Comecei colocando as tirinhas no Orkut e avisei aos amigos que ia fazer isso toda semana. Dessa forma eu meio que me obriguei a manter essa produção semanal de tirinhas.

9- Tem planos de expandir o universo do Puny Parker?

Acho que não. Gosto de manter esse universo bem proximo do Peter. Até porque ele e o único herói que eu me sinto à vontade fazendo isso. Eu leio os quadrinhos do Aranha desde que tinha sete anos. Isso me acompanhou pela minha vida inteira. Posso dizer, sem exagero, que muito de quem eu sou, minha personalidade e dos meus valores eu aprendi nas histórias desse personagem. Tendo essa identificação, nas tirinhas do Puny Parker posso até colocar experiências pessoais porque sei que vão se encaixar com o que o personagem representa.

10- Você já pensou em publicar no Formado de HQ as histórias? e 11- Há possibilidades de vermos impressos do Puny Parker?

Não, nunca foi meu objetivo. Puny Parker é um trabalho bem despretensioso. Duas grandes editoras brasileiras já entraram em contato comigo interessadas em publicar um encadernado com as tirinhas, mas como todos os personagens das tirinhas são adaptações de personagens da Marvel Comics, eu só vou publicar se, um dia, a própria Marvel autorizar ou se interessar por elas.

12 – A terceira temporada vem aí, o que podemos esperar nela?

Na terceira temporada, vamos ver como a distância vai afetar o "relacionamento" do Puny com a Pequena MJ. Teremos mais algumas sagas como a do 'uniforme negro' e o Halloween III. E, assim como tivemos Matt Murdock e Johnny Storm na segunda temporada, nessa terceira teremos mais algumas participações especiais de outros heróis mais próximos do Aranha. É esperar pra ver.

Obrigado ao Vítor, pela atenção que deu ao blog, sempre muito educado e prestativo. Que este pequeno bate papo ajude a divulgar ainda mais o trabalho do cara.

E aqui vai uma prévia do trabalho dele:


E tem muito mais no The Amazing Adventures of Puny Parker
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário