Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Idiotas 2.0

Ontem vi uma notícia, cujo título era "Brincadeira do Facebook termina com morte", e pensei:

1- Jornalista (?) que cria uma manchete que tendenciosamente culpa o facebook pela idiotice das pessoas.

2 - Pessoas idiotas fazendo coisas idiotas.

Vamos lá... culpar o facebook, por causa de um bando de desocupados que gosta de arriscar a vida, tirando fotos imitando tábuas em locais insólitos (desde locais inofensivos até locais absurdamente idiotas - como o que levou o cara à morte), é um absurdo.

A brincadeira chamada planking (não vou postar fotos... google it), é justamente isso... você se equilibrar imitando uma tábua. Sim, eu sei, é extremamente idiota, mas tem gente que acha divertido, e é aí que mora o perigo.

As pessoas tomam como um desafio, a necessidade de tirar fotos em locais cada vez mais estranhos/perigosos, sem se preocupar com os riscos, ou que isso incentiva pessoas ainda mais idiotas a tentarem coisas mais idiotas, em um ciclo sem fim de falta de inteligência.

Sim, querido leitor, se você se arrisca para fazer esse tipo de coisa, eu acho você um idiota.

Agora culpar a internet, ou o Facebook por isso, é ainda mais idiota.

Tenho certeza absoluta, que ninguém nunca abriu nenhum site de relacionamentos (nem mesmo o orkut) e lá estava escrito: "Sorte do dia: Agir como um idiota arriscando sua vida para postar fotos suas".

Ora, a brincadeira foi inventada por pessoas desocupadas, que acharam interessante, e postaram suas fotos. Acontece que outros desocupados viram as fotos, e acharam legal tentar também.

O problema é falta de conteúdo. As pessoas estão se tornando cada vez mais pobres mentalmente. Cada vez menos pessoas lêem (não me importo mais se ainda tem ou não acentuação). E pior. A mídia que usa chamadas cada vez mais apelativas para conseguir atenção.

Vejam bem, não tenho nada contra jornalismo bem feito. Aliás, adoro. O problema é que parece que há uma safra de idiotas, que se julgam jornalistas (olha a era digital aí, conteúdo livre, acesso fácil às informações).

Parece que estamos vivendo uma distopia tecnológica. A tecnologia servindo para nos idiotizar.

É isso... pensem no assunto, e sintam-se livres para comentar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário