Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bate Papo com o Tio #2 - SOPAs, PIPAs e a liberdade na internet

Salve salve sobrinhada mais bonita desse blog....


O Tio está de volta, para mais um bate papo (ou não). Sei que isso aqui talvez ficasse mais interessante com um vlog, mas ainda não me sinto a vontade com esse tipo de coisa, mas um dia.... um dia...

Bom, sei que o título do post ficou longo, mas não poderia ser diferente.



Relutei muito em falar sobre SOPA e PIPA, e alguns até poderiam dizer... "Mas Tio... isso foi até retirado da pauta de votação no Congresso dos Unáits Steits".... e eu seria obrigado a responder.... "Sim, pequeno gafanhoto, isso é verdade".

Porém, os efeitos destes projetos, estão sendo sentidos mesmo assim.

Não é segredo para ninguém que o MegaUpload foi fechado, e seus proprietários tiveram suas prisões decretadas. Além disso, diversos outros sites de hospedagem de downloadas, estão fechando suas portas, com medo de terem o mesmo destino.

O todo poderoso grupo Anonymous declarou guerra à censura, e após derrubar o próprio site do FBI, atacou a Sony, disponibilizando todo o acervo de seus artistas para download.

Creio que todos aqui sabem, que as indústrias do cinema e da música, estão entre as maiores apoiadoras (não sei se essa palavra existe) das famigeradas leis, uma vez que se sentem lesadas pela troca de arquivos pela internet, sem o devido pagamento de direitos autorais.

Muita gente aqui no Brasil está brigando por conta das leis norteamericanas, mas se esquece do perigo da "Lei Azeredo", que pretende policiar os "crimes cibernéticos", mas que tão ou mais cruel que aquelas.

É verdade que ela também não foi aprovada, e creio que nem se encontre na pauta para votação imedita, mas o perigo existe.

Qual a importância disso tudo?

A internet, apesar de muitas discussões, questões de direitos autorais e coisas afins, era território livre, ou seja, nenhum governo (exceto nos casos de Ditaduras Islâmicas, ou Chinesa/Coreana) se imiscuia (óia... que palavra bonita Tio...) no território internético. Com isso, os sites de hospedagem de arquivos para downloads prosperaram, e não se pode negar em tal situação, muitas empresas passaram a ser lesadas (eu disse as empresas, pois os artistas na verdade são pouco atingidos - ainda que o sejam).

Lembrem-se ainda, que quem financia as candidaturas de grandes políticos, não é o povo, mas essas mesmas empresas. Assim sendo, é claro que os interesses delas serão levados em conta no momento em que entenderem mais apropriados.

 Assim, era só uma questão de tempo até que estes interesses começassem a ser devidamente protegidos. O fato de tais leis terem sido retiradas da pauta, simplesmente funcionaram como uma cortina de fumaça, quando na verdade seus efeitos estão sendo sentidos, como na já tão alardeada morte do MegaUpload.

Não sou a favor de tais atos, uma vez que não consigo imaginar muitos blogs que sobreviveriam a essa situação, e este não é uma exceção, mas acredito que tal situação era inevitável.

O Rapaduracast mesmo está sendo alvo de ataques, como bem declarou o Jurandir, em razão de uma opinião sobre o assunto, e espero que este também não seja, afinal, trabalho duro para manter isso aqui.

Bom, o que queria falar é que os tempos mudaram, meus sobrinhos. A internet moleque está chegando ao fim. Teremos que nos adaptar a essa situação, pois muito embora o governo é quem deva temer seu povo, devemos lembrar que infelizmente para aqueles no poder, o dinheiro ainda conta muito, e quem detém o dinheiro muitas vezes, é a favor de tal controle da internet.

Pensem nisso.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário